28/05/2020

VILA VIÇOSA - O CASTELO

 Acabamos de almoçar e vamos passear pela Vila a caminha da Igreja de S. João Evangelista. E está quase a chover de novo.



Eu não dizia...
 Na Praça da República ergue-se este templo seiscentista, também conhecido como Igreja do Colégio ou de São Bartolomeu, edificado por ordem dos Duques de Bragança (1636), para acolher o colégio jesuíta de São João Evangelista, fundado anos antes, em 1601.
A imponente fachada, revestida com os mármores da região, é rasgada por três ordens de janelas e o mesmo número de portais, ladeados por colunas dóricas.
Flanqueada por duas torres sineiras quadrangulares, conta ainda na fachada com o relógio ali colocado em 1822 pela autarquia.
No seu interior, o templo é um exemplar clássico da arquitectura barroca, destacando-se o retábulo do altar-mor feito em talha dourada pelo calipolense Bartolomeu Gomes em 1726.
Pessoalmente achei a Igreja com um exterior feio. O mármore está feio, a fachada está a precisar de uma boa limpeza e as duas torres sineiras terminam tão abruptamente que parece terem ficado por acabar





imagens do interior da Igreja. O altar principal
Os vários altares laterais












 Já na rua, temos aqui numa esplanada de baixo de árvores a estátua de Bento de Jesus Caraça. Na base desta estátua, uma citação que não consegui fotografar porque estava a chover e estávamos todos amontoados à volta dela. " Se não receio o erro, é porque estou sempre pronto a corrigi-lo. " Bento de Jesus Caraça.
Aqui a estátua de homenagem ao doutor João Augusto do Couto Jardim. João Augusto foi segundo as palavras do guia, o João Semana de Vila Viçosa.  Grande benemérito da cidade, ele tratava toda a gente, não cobrava consulta aos mais pobres e muitas vezes ainda lhes pagava do seu bolso a medicação. Tão benemérito, que o dia do seu nascimento é o feriado da vila. E ele nasceu a 16/8. Sabendo-se que o dia 15/8 é feriado nacional, em Vila Viçosa há sempre dois dias de feriado seguidos. E continua a chover.


Base da estátua com os dados do doutor


Parte de trás com gente nua, que significa os deserdados da fortuna. Pessoalmente e pese o seu significado eu achei a estátua muito estranha. Especialmente quando se está a uma certa distância, para quem vem  pela parte de trás parece um gigantesco coelho erecto.  

Ao fim da Avenida , com o Castelo ao fundo, o busto de Florbela Espanca.Aqui em volta do busto o grupo de colegas cantou o poema
Amar.
 Foi giro, a chover quase torrencialmente mais de  50 pessoas a cantar o poema da Florbela.
Eu fiquei um pouco mais longe, à espera que abalassem para fotografar o busto.  Sim porque do jeito que eu canto se me juntasse ao grupo, só para não me ouvir S. Pedro podia fazer redobrar a chuva.
E já se vê o Castelo.
Bom, lá vamos nós.
Já estamos dentro das muralhas.
Aqui o cruzeiro, ao fundo o Santuário Mariano  de Nossa Senhora da Conceição. Onde está a imagem que D. João IV coroou Rainha de Portugal. E que mantém o titulo apesar de Portugal ser uma democracia. E por agora deixou de chover.
Aqui esteve o Papa João Paulo II conforme prova este busto.
Entrei na Igreja, mas na entrada está, um aviso que proíbe fotos com máquina e telemóvel, e contrariamente à maioria das colegas que parece que não sabem ler, eu gosto de respeitar as ordens. pelo que não posso mostrar-vos o seu interior
 

Mesmo ao lado da Igreja fica o cemitério.
E nesta campa, repousam os restos mortais de Florbela Espanca.

Já de volta para o autocarro antes que desabasse a chover, ainda deu para fotografar as centenárias oliveiras.
Segundo nos disseram têm quase 300 anos




E já no autocarro dizemos adeus ao Castelo, quando volta a chover intensamente.

14 comentários:

  1. Das vezes que estive em Vila Viçosa, numa a percorri com a atenção necessária, como tu fizeste.
    Tens toda a razão no que concerne à Igreja !

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  2. gostei muito de visitar Vila Viçosa,
    mesmo assim merece que vá lá de novo para
    visualizar os seus belos recantos e monumentos :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Depois de termos visitado Vila Viçosa, fomos a Olivença que também vale muito a pena conhecer, vila alentejana/espanholada!

    ResponderEliminar
  4. Belo lugar e passeio fizeste e mostraste! Lindo dia por aí! bjs, chica

    ResponderEliminar
  5. Ilustres olhares fotográficos. É linda Vila Viçosa.
    .
    Deixando Felicitações amigas

    ResponderEliminar
  6. Grata por matar um pouco as saudades que tenho de Vila Viçosa


    Beijinho e saúde

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde Elvira,
    Bonitas imagens!
    A igreja é lindíssima e o castelo deslumbrante.
    Um beijinho,
    Ailime

    ResponderEliminar
  8. Pois eu acho que o calor que apanhei me provocou amnésia :))
    Não vi a Igreja por dentro, que é linda, mas não me lembro de a ter visto por fora. De facto, está em muito mau estado, mas o dia também não ajudou. A 14ª. fotografia diz-me muita coisa, até que lá tirei uma foto, mas não sei dela... O castelo não entrei.
    Boas coisas me mostra Elvira. Só falta voltar lá de novo. :))

    Um abraço :)

    ResponderEliminar
  9. Gostei de percorrer com o olhar todas as fotos que nos mostra e muito bem legendadas.

    Abraço Elvira

    ResponderEliminar
  10. OLÁ ELVIRA

    OBRIGADA pela partilha destas imagens
    só estive em Vila Viçosa, uma única vez e há 25 anos,
    por isso imagino como estará diferente do que conheci

    Este meu espaço fez agora dia 27 de maio, 8 anos!
    Sei que esteve uns tempos meio parado e depois quando recomecei
    tive o "AZAR" de perder todas as fotos, apenas ficaram os textos e os comentários! Outra desilusão!

    Estive mesmo para o fechar e eliminar de vez, só que...
    atendendo ao facto de eu ADORAR O "ORIENTE" achei que não devia fazer isso.

    E, em tempos de pandemia deu para ir procurando mais fotos do ORIENTE
    neste caso da minha viagem ao VIETNAME
    e fazer um post para comemorar o 8º aniversário!

    Convido-a aqui:
    http://orientevsocidente.blogspot.com/

    Ando muito preocupada com a situação do vírus
    tenho 3 problemas que agravam a situação:
    Hipertensão - diabetes e obesidade
    já para não falar da Depressão
    tudo junto é uma BOMBA
    não posso facilitar nem um pouquinho

    Há certas atitudes no ser humano que doem muito
    quando digo a alguém essa minha preocupação DESVALORIZAM o problema,
    como se eu não existisse
    DÓI MUITO

    Beijinho

    a maldade anda tão presente nos nossos dias... cada vez mais...
    Um mundo tão perdido, no momento!

    ResponderEliminar
  11. Que coisa mais linda essa igreja, Elvira!! Fantástica! As centenárias Oliveiras, o túmulo da poetisa Florbela Espanca, uma das minhas preferidas.
    Colocarei no Google Vila Viçosa, verei mais!
    Partilha de luxo, amiga, valeu muito, saio encantada, sou amarrada em igrejas antigas.
    Beijo, bons dias pela frente!

    ResponderEliminar
  12. Lindas imagens de um belo passeio ainda que com chuva.
    Pelas fotos nota-se a grandeza da preservação.
    Gosto de ver este zelo pela historia.
    Grato por mais esta viagem Elvira.
    Meu terno abraço amiga.
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  13. Adorei percorrer Vila Viçosa, através desta sua notável reportagem fotográfica, Elvira!
    Como sempre, mais uma publicação e partilha de excelência!
    Beijinhos! Boa semana!
    Ana

    ResponderEliminar

ESTE ESPAÇO É MUITO ESPECIAL. POR FAVOR TORNE-O MAIS ESPECIAL DEIXANDO A SUA OPINIÃO. BOA OU MÁ NÃO IMPORTA. SÓ COM ELA EU POSSO MELHORAR.

ESTE BLOGUE NÃO OFERECE NEM ACEITA SELOS. AGRADEÇO O VOSSO CARINHO E A VOSSA COMPREENSÃO.

MUITO OBRIGADA E VOLTEM SEMPRE.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...