14/05/2020

VILA VIÇOSA - A CHEGADA

Hoje  estou AQUI numa gentileza da Teresa do blogue Ontem é só Memória Se puderem passem por lá.

Eu não conhecia Vila Viçosa, mas deve ser de todas as vilas e cidades deste país aquela que mais história encerra. Infelizmente a chuva também marcou viagem connosco. Acompanhou-nos em toda a viagem.
No caminho para Vila Viçosa, passamos pelo Anticlinal de Estremoz. Para terem uma ideia da grandeza desta fonte de mármore espreitem AQUI

E chegamos a VILA VIÇOSA. Este imponente edifício, de 110 metros de comprimento, todo em mármore, data de 1501, e foi mandado construir por D. Jaime. Foi durante séculos, pertença da Casa de Bragança. Dele saiu em 1640 D. João IV, o rei que restaurou a Independência de Portugal, e deu início à IV dinastia.
Para quem estiver interessado  AQUI  podem ler a história..

No largo do Paço a estátua equestre de D. João  IV
 Neste ângulo vê-se também a torre da Igreja que pertence ao palácio.
 Em frente do Palácio,  temos o Convento de Santo Agostinho, que infelizmente não pudemos visitar.
A foto que se segue, é como podem ver da lateral. da Igreja dos Agostinhos, integrada no Convento.

À esquerda do Paço, aquilo que outrora foi um convento, e hoje é a Pousada do Convento.
AQUI podem visitar as instalações e quem sabe programar uma escapadinha.
 E entrámos na espaço do Palácio. Este como todos os outros bens, não são do estado, pois faziam parte da fortuna pessoal da Casa de Bragança, portanto do Rei D. Carlos, de seus filhos, e sucessores. Como sabem, com o assassinato do rei D. Carlos e de seu filho primogénito, toda a imensa fortuna de que eram possuidores passou para o seu filho mais novo, D. Manuel I exilado no estrangeiro após a implementação da República.
Em 1915, muitos anos antes da sua morte, D, Manuel II doou toda a sua fortuna a Portugal, mas não ao estado. O seu testamento era bem explícito e em vista disso, foi criada uma fundação, que gere todos os bens. AQUI a explicação sobre a fundação.
Se ampliarem esta foto, conseguirão ler a história do nosso último rei, D. Manuel II, que na primeira imagem, mais parece uma menina.

Neste painel pode ver-se ao centro, D. Jaime, o fundador do Palácio. A partir daqui iniciamos a visita, e não há autorização para fotografar nada, pois pertencendo o Monumento a uma fundação, a mesma detém todos os direitos de imagens. Apenas nos permitiram, através de janelas, fotografar um pouco dos jardins, nas traseiras do palácio que o nosso apertado programa de visitas não nos permitiria visitar

Estas duas fotos deixam antever a beleza destes jardins.

Saindo pela porta da cozinha do Palácio, encontramos um pátio de claustro com um pequeno jardim no centro.
 Daqui se passa a outra parte que dá acesso  à antiga Real Cavalariça, onde estão dezenas de coches.

Cá vamos nós.

A igreja que se vê do Largo do Paço, mas que também não pudemos visitar

E pronto. Os coches ficam para a próxima postagem.

1. Adorei Vila Viçosa quando lá estive, e recordei agora pelas suas imagens.

Fui ver o Palácio e tive muita pena que não se pudesse fotografar. Embora respeite as razões deles, acho que se poderia abrir excepções, pois é história e todos devemos ter direito a ela.Outra particularidade que não gostei foi a obrigatoriedade de visita guiada.

Foi o último local onde o Rei D. Carlos esteve e, de onde saiu, para vir a ser morto em Lisboa...

Quanto ao nosso último Rei, D. Manuel II, era um apaixonado pela sua Pátria, onde nunca voltou. A localidade onde viveu, no Reino Unido, ainda tem ruas com nomes alusivos a Portugal e a D. Manuel II.

Peço desculpa pelo palavreado, Elvira, mas as suas fotos, até agora, têm - me "puxado pela língua".

ADOREI!

Um abraço.

2. Boa tarde:- Não conheço Vila Viçosa. Afinal existem locais tão bonitos em Portugal que não entendo as viagens e férias ao estrangeiro. Tenho grande culpa nessa matéria. Um dia irei visitar Vila Viçosa.
    Uma terça-feira muito feliz
    Cuide-se

3. Reportagem bem completa!!! Imagino se não chovesse!!!

Beijinhos e bons passeios.

4. Andei lá perto, mas nunca cheguei a visitar Vila Viçosa. Ficará para umas próximas "férias cá dentro", quando o vírus deixar. :)

5. Há muito que não visito Vila Viçosa. Gostei de recordar.

Abraço Elvira

6. Imagens bonitas de um passeio interessante
    Beijinhos

7. Boa tarde Elvira,
    Há tempos fui a Vila Viçosa e adorei esta bela Vila Alentejana. Foi só um dia e não deu para visitar o interior do Paço Ducal nem o Museu dos Coches. (Fui com outra missão).
    As igrejas são lindas!
    Obrigada pela partilha.

8. Passeio maravilhoso na Vila Viçosa, certamente, Elvira!
    Fotos que expressam a beleza do lugar...
    Abç

9. Grata por partilhar estas maravilhas históricas, Elvira!
    Sempre um prazer imenso, descobrir um pouco mais da História do nosso país, através das suas excelentes e super completas publicações!...
    Um beijinho grande!
    Ana

10. Olá Dª Elvira, já conheço a Lindíssima Vila Voçosa, mas hoje aproveito para lhe pedir autorização para o envio do meu Nº de telefone para lhe poder explicar o não responder aos mesmos , ou se preferir no próximo comentário a Srª colocar lá o seu número. Obrigado .
    Alberto C.Santos

ESTE ESPAÇO É MUITO ESPECIAL. POR FAVOR TORNE-O MAIS ESPECIAL DEIXANDO A SUA OPINIÃO. BOA OU MÁ NÃO IMPORTA. SÓ COM ELA EU POSSO MELHORAR.

ESTE BLOGUE NÃO OFERECE NEM ACEITA SELOS. AGRADEÇO O VOSSO CARINHO E A VOSSA COMPREENSÃO.

MUITO OBRIGADA E VOLTEM SEMPRE.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...