22/08/2020

IGREJA DE SANTA MARIA DA VÁRZEA - ALENQUER

 Reedição

                                


 IGREJA DE SANTA MARIA DA VÁRZEA
Também conhecida por Nossa Senhora da Várzea, o seu edifício encontra-se integrado no centro histórico, junto ao troço da muralha do Castelo, com o qual a antiga Judiaria confinava. Paróquia já em 1203, onde se incluiria o bairro da Judiaria, foi extinta e integrada na freguesia de Triana, em meados do séc. XIX, vindo a ficar devoluta e despojada, de objectos de culto.
Encerrada ao culto, rapidamente se precipitou a sua degradação, vindo a sofrer grandes obras de reconstrução, em finais do mesmo século, que não chegaram a acabar-se. Com estas mais do que a reabilitação do templo em si, pretendia-se dignificar a sepultura do mais insigne alenquerense, ali sepultado em 1574: Damião de Góis.
Com a adesão de Alenquer, à Rede de Judiarias de Portugal, em  Setembro de 2011, sentida a necessidade de se encontrar um imóvel onde pudesse ser instalado um museu relacionado com a Judiaria de Alenquer acabou por surgir naturalmente como eleita para esse fim. A sua reabilitação veio assegurar a preservação do monumento em si mesmo e contribuir para a valorização do bairro em que se insere



Incontornável foi também a relação íntima de Damião de Góis com a antiga Igreja. Ali foi batizado em 1502,  e já perto da velhice, veio a comprar o direito de se fazer sepultar na capela-mor, onde fez construir um sumptuoso  túmulo onde foi efectivamente sepultado em 1574. Consequência da ruína da igreja, este túmulo veio a ser transferido, em 1941, com todos os seus elementos (a laje tumular, uma lápide armoriada, outra lápide com inscrição e escultura da cabeça de Góis,  uma janela com pequenos colunelos,  e o próprio pavimento), para uma capela tumular construída para o efeito na igreja de S. Pedro, classificada como imóvel de interesse público desde 1946.
Insigne alenquerense foi uma das mais notáveis vítimas da Inquisição a par com os judeus cristãos-novos. 
Na sua crónica de D. Manuel, relatou o massacre de judeus de Lisboa em 1506 e foi acusado e julgado pela Inquisição, por se considerar que se desviara da antiga fé da Igreja por influência de Lutero.  É interessante notar que algumas das acusações que sofreu, eram exatamente as mesmas de que eram acusados os cristãos-novos; comer carne às sextas-feiras ou ler livros proibidos.

CLIQUEM NAS FOTOS PARA AS  AMPLIAR, E LEREM TODA A HISTÓRIA , 
































11 comentários:

  1. Boa noite de serenidade, querida amiga Elvira!
    Gostei muito da penúltima foto, com destaque.
    Gosto muito dos seus posts mostrando sítios onde conhece e nos dá a conhecer. Mais precisamente, igrejas, museus...
    Tenha uma noite abençoada!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  2. Gostei de ler e conhecer. Um dia quero lá ir.

    Abraço Elvira

    ResponderEliminar
  3. Muito interessante o que aqui nos deixa Elvira. Não tinha conhecimento da história de Damião de Góis, fiquei a saber por si.

    Não há comentários para a inquisição....

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Uma notável e super completa reportagem fotográfica, Elvira!
    Excelentes imagens, tal como um cuidado suporte informativo!
    Adorei!!! Deixo um beijinho, estimando que se encontre de saúde, tal como seu marido, continuando a recuperar muito bem! Cuidem-se bem! E votos de tudo a correr pelo melhor, esperando igualmente, que a sua vista não tenha dado problemas! Não sei se tem conseguido consultas... mas espero que sim... eu vou levar a minha mãe aos médicos e exames de cardiologia agora entre finais de Agosto e Setembro... para arranjar medicação, para um tempinho... estou a prever que este Outono/Inverno não seja nada fácil! De momento ela já tomou a vacina da pneumonia... e para o mês que vem, assim que chegarem as vacinas da gripe, tomará essa que falta... Estas vacinas são convenientes... pois activam muitas defesas do organismo... e temos que ultrapassar o melhor possível os duros meses de frio pela frente... calculando eu, que na Primavera, já haja vacinas de toda a espécie para o novo vírus...
    Boa semana! Tudo de bom!
    Ana

    ResponderEliminar
  5. Informações preciosas que elogio e 👏
    .
    Abraço poético

    ResponderEliminar
  6. Um acervo histórico precioso contado em belas fotografias
    Um beijinho amiga Elvira

    ResponderEliminar
  7. Regressei da primeira parte das minhas férias. Ficarei aqui uns dia e seguirei depois para a segunda ( e última) parte - este ano “férias passadas cá dentro”…
    Aproveitarei este intervalo para vos visitar 😊.
    E, já agora… penso que a Nanda se apresentará no próximo dia 1 de Setembro…

    Uma descrição perfeita, com documentação fotográfica muito interessante. Conheço Alenquer só de passagem. Talvez não seja má ideia passar por lá brevemente... e fazer uma visita "a sério"...

    Desejo boa saúde, incluindo o marido e restante família.

    Uma semana feliz
    Abraços
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar
  8. Vuelvo de nuevo a impregnarme de cultura a través de esa en trada.

    Los problemas con el ordenador, han quedado resueltos y vuelvo de nuevo a la actividad.

    Besos

    ResponderEliminar
  9. Olá, Elvira!

    Passar por aqui é sempre uma oportunidade de aprendendizado. Conhecer um pouco da história e um pedacinho dos lugares que nos mostra.

    Um abraço e desejo que tenha uma linda semana!

    Sônia

    ResponderEliminar
  10. Olá querida amiga Elvira!
    Que lindo viajar!
    Sempre criativa e com grande capacidade de descrição!
    Um abracinho de luz!🌼🌷🌻
    Megy Maia🌈

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar

ESTE ESPAÇO É MUITO ESPECIAL. POR FAVOR TORNE-O MAIS ESPECIAL DEIXANDO A SUA OPINIÃO. BOA OU MÁ NÃO IMPORTA. SÓ COM ELA EU POSSO MELHORAR.

ESTE BLOGUE NÃO OFERECE NEM ACEITA SELOS. AGRADEÇO O VOSSO CARINHO E A VOSSA COMPREENSÃO.

MUITO OBRIGADA E VOLTEM SEMPRE.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...