11/06/2020

UM LOCAL ONDE GOSTO DE PASSEAR...


Diz a história que o local foi apresentado para a Rainha de Portugal no dia de seu casamento, uma tradição que começou com a Rainha Urraca de Castela em 1214 e continuou até o século 19. Esse padronado real deixou um legado duradouro de orgulho dentro da cidade, e hoje se tornou uma das cidades mais características de Portugal.

Tantas vezes tenho passeado por aqui...

Nunca encontrei esta igreja aberta.
Será que nunca abre?
Esta sim, já visitei mais de uma vez.
Gosto destas ruas estreitinhas
Uma casa de artesanato
As muralhas espreitam sobre os telhados
As cores das casas lembram-me o Alentejo...
A bela Porta da Vila a principal porta de entrada.
Adoro estes painéis de azulejos antigos.
O aloé bem florido...
Não sou só eu que gosto de andar por aqui...

Nem vou perguntar o nome da terra que todos conhecem bem.  Vou-vos dizer que há uns 18 anos atrás subi as muralhas para ver a paisagem, e de súbito sofri um ataque de pânico, e fiquei lá em cima agarrada às muralhas qual osga na parede, incapaz de dar um só passo, com a irmã a empurrar de um lado e o marido a puxar de outro, e uma "catrefada" de turistas a fotografar e a filmar a cena, até que os bombeiros me tiraram de lá.
Deve ter sido a única  vez na vida que me confundiram com a oitava maravilha do mundo. Rsrsrs.


Falando sério, agora brinco, mas o que senti na altura, não desejo nem ao maior bandido

11 comentários:

  1. Visitou um local muito sedutor olhando à maravilha das fotos. Por vezes acontece, até aos mais fortes, esses momentos de pânico.
    .
    Tenha um dia feliz
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Uma colecção de olhares lindos... verdadeiros postais!
    Bom feriado

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde de paz, querida amiga Elvira!
    Por sorte não tive medo das alturas de alguns que pude visitar.
    A cena foi hilária e seu bom humor ao encerrar o relato eu adorei.
    Precisamos muito dele...
    Tenha um ótimo dia!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  4. No es una caminata cómoda, ya que las calles son empinadas y hay que subir escalones. A pesar de esto, merece la pena andar por ahí. Mi ciudad es mayormente llana y no estoy demasiado acostumbrada a subir cuestas, pero me siento atraída por estos lugares elevados, ya que ofrecen muy buenas vistas.

    Seguramente al estar tan alta, te dio un poco de vértigo. Hay en la provincia de Málaga una zona preciosa , que he tenido varias veces la posibilidad de hacer una excursión a ella. Se llama El caminito del rey", pero me surge la duda de si voy a tener vértigo, cuando llegue allí. una vez que lo inicias hay que llegar hasta el final. El camino es bastante largo y a elevada altura.

    Por si quieres informarte te pongo un enlace.
    https://www.lagarganta.com/el-caminito-del-rey/

    Te agradezco el comentario en mi blog Ventana de fotos.

    Besos


    ResponderEliminar
  5. Hoje fiquei muito contente ao ver aqui fotos de uma terra que me diz tanto.
    Trabalhei muitos anos em Óbidos, que ainda não é cidade.
    Ouvi muitas histórias idênticas com peripécias da subida difícil às muralhas.

    Abraço Elvira

    ResponderEliminar
  6. Óbidos é tão lindo!!!

    A Igreja que nunca viu aberta é, ou foi, há três anos atrás, uma livraria. Estive lá horas infinitas. Um ambiente fantástico.

    Já me ri com a sua forma de descrever o ataque de pânico. Mas, quando eles acontecem são horríveis. Só quem já passou por isso sabe a sensação. E, o castelo está, realmente, a uma grande altura.

    Um abraço e saúde.

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde Elvira,
    Adorei as fotos de uma Vila que também adoro.
    No ano passado andei por Óbidos.
    Sobre vertigens e fobias ia tendo uma coisa dessas, por duas vazes, na Praia Grande em Sintra ao subir uma escadaria de madeira para ver as pegadas dos dinossauros e há dois ou três anos quando me propus escalar o Castelo dos Mouros, em Sintra. Foi difícil, lutei comigo própria, mas consegui. Sei o que são pânicos, amiga, infelizmente.
    Só quem passa.
    Beijinhos e fique bem.
    Ailime

    ResponderEliminar
  8. Que lindo passeio Elvira e curiosa esta igreja que não abre. Tem umas igrejas assim mesmo. Amo estes painéis de azulejos, que aqui por influencia de portuguesa temos alguns em casarões e igrejas antigas.Uma prima teve este pânico passeando pelas muralhas de Óbidos também, que foi por orientação minha ficou brava comigo,rsrs.
    Grato pela linda partilha com historia.
    Carinhoso abraço e bom fim de semana com paz.

    ResponderEliminar
  9. É uma vila absolutamente fascinante! Lidas as fotos!
    Como tenho vertigens... imagino a sua aflição sentida, Elvira... Mas felizmente, foi um episódio, sem consequências de maior... e que ainda vai proporcionando uma bela história para contar...
    Um beijinho
    Ana

    ResponderEliminar

ESTE ESPAÇO É MUITO ESPECIAL. POR FAVOR TORNE-O MAIS ESPECIAL DEIXANDO A SUA OPINIÃO. BOA OU MÁ NÃO IMPORTA. SÓ COM ELA EU POSSO MELHORAR.

ESTE BLOGUE NÃO OFERECE NEM ACEITA SELOS. AGRADEÇO O VOSSO CARINHO E A VOSSA COMPREENSÃO.

MUITO OBRIGADA E VOLTEM SEMPRE.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...