A turma escuta atenta as explicações da Guia
Páginas gigante da cartilha. Para quem não conhece, a cartilha é uma forma muito simples de aprender a ler. Primeiro o alfabeto não era dito como agora. Por exemplo esta letra J nós chamamos Jota. Ele ensinava J. som "je" Ora bem se eu apresento a uma criança Ja ela pensa jota+a e não lhe diz nada. Mas se ela aprendeu como sendo J ela vai pensar J+a Ja
Por outro lado na cartilha as palavras estão divididas por silabas e cada silaba apresenta uma cor diferente. Muito simples.
~
Na primeira parte da história deste poeta, que foi também um dos maiores pedagogos de todos os tempos, deixei-vos o link da Vikipédia. Contudo face ao que nos ensinaram aquela biografia é muito pobre. AQUI encontram uma biografia muito mais completa.
A caixa de fio, elétricos ao lado da casa-museu.
Aqui a pequena casinha onde o poeta nasceu. Hoje é uma latoaria. Foi-nos permitido ver a casa por dentro. As divisões são muito pequenas.Realmente muito difícil imaginar uma família de 16 pessoas naquela casa. Fotografei as divisões mas não as publico, uma vez que o latoeiro vive lá em casa, e decerto não gostaria de ver as suas coisas expostas..
Esta foto muito antiga, é DAQUI. Foi nesta casinha, bem perto da casa-museu que o poeta nasceu.Hoje a casinha é residência e local de trabalho de um latoeiro, e tem aquelas placas na parede.
Merece realmente uma visita!!! Bj
ResponderEliminarGostei imenso da tua reportagem. Não conheço esse museu, mas quase que estive lá. Bjs.
ResponderEliminarUma partilha cultural e relevante!
ResponderEliminarBeijos e feliz semana!
As visitas aos museus são-nos sempre enriquecedoras.
ResponderEliminarApreciei.
Boa semana, amiga Elvira!
Beijinhos.
De tudo o que vi e do que a Elvira explicou, o que me sensibilizou foi a casa, estando a ser ainda hoje habitação de alguém, poder ser visitada.
ResponderEliminarMas vou ver agora o post anterior para ficar a conhecera história completa.
(^^)
OLÁ Elvira, Que diferença que existe entre as SUAS Publicações, Visitas, Explicações que engrandecem quem as Publica e a Muitos como EU ficam a conhecer algo que nunca viram !e a pobreza dos Meus Conteúdos... Faço o que Posso.!!! Abraço. Alberto Santos.
ResponderEliminarGrande pedagogo, João de Deus!
ResponderEliminarGostei de ver e aprender um pouco mais, já que sempre me fez alguma confusão como certas colegas de profissão ensinavam com o método dele.
Muito obrigada pela partilha!
Abraço Elvira
Muito interessante, bonito de se ver.
ResponderEliminarAbraço e obrigado.
😉
Olhar D'Ouro - bLoG
Olhar D'Ouro - fAcEbOOk
Olhar D'Ouro – yOutUbE * Visitem & subcrevam
Um ilustre português que concebeu a Cartilha Maternal !... o meu filho, mais novo, aprendeu pela cartilha !!!
ResponderEliminarMuito interessante.
ResponderEliminarConfesso que ainda não o visitei.
Beijinhos
:)
Buen reportaje.
ResponderEliminarO único João de Deus que conhecia, foi um tal João de Deus, posteriormente São João de Deus. Comprovo que não tem nada que ver com este ilustre poeta e humanista.
ResponderEliminarNão posso entrar nestes blogs facilmente.
Um grande abraço
Arte, cultura, recriação e didactismo, sempre por aqui presentes, por autoria e iniciativa própria da amiga Elvira. O que se bem recordo, neste último caso da visita à Casa Museu João de Deus, salvo eventual erro, se insere no contexto duma iniciativa designada Universidade Sénior(?!), o que quando e como aproveitada assim, é uma excelente iniciativa.
ResponderEliminarParabéns, obrigado e votos de muita saúde.
Excelente semana
VB
Belas imagens!
ResponderEliminarGostei das explicações sobre a cartilha... e de tudo mais, também.
Uma boa semana para todos vocês aí de Portugal.
Mais uma post super interessante, de uma riqueza histórica e cultural imensa!...
ResponderEliminarEstá-se sempre a aprender por aqui, Elvira! Grata por isso!...
Beijinhos
Ana