30/05/2019

MUSEU DO TRAJE EM S. B. DE MESSINES


 Esta foto é do mesmo local de outra abaixo, Lá explico a razão de ter usado duas fotos que não são minhas, neste local.




 Uma arca antiga. Minha mãe tinha uma parecida, feita pelo meu pai. E sabem como era colado o forro de papel? Com uma cola caseira feita de farinha de trigo.

 Um engenho para a água em foto.
 O trabalhador
 o arado
 a foto do casal
 A máquina de costura antiga
Esta foto é daqui. Com o "meu sabonete" não conseguia este enquadramento pelo que a minha cena está em quatro fotos aí em cima.
 Ferros a carvão e um relógio antigo
 Traje típico dos dias de festa
 Aqui temos uma serra para madeira e um machado para tirar a cortiça.
 Aqui temos uma dobadoura, fusos em ferro, e fio de estopa em linho

 Uma padeira, tira o pão do forno
 com uma pá destas
Aqui utensílios de cozinha, cadeiras, sacos de retalhos para guardar bens alimentares, pratos colheres de pau, batedores de claras, cafeteira de esmalte, candeeiro de petróleo, e a panela de ferro para cozinhar no fogo.
 Cesto de vime com tampa, canga para bestas, cesto de esparto, maço de carpinteiro e joeiro, ou peneira.
 trajes típicos.
 Um retrato de família.

 chapéus há muitos...
 Um lavatório antigo
  lenços e xailes
Potes e enfusas de latão para azeite. Enfusas e potes de barro para água.


Por favor ampliem as fotos para verem e lerem melhor.

18 comentários:

  1. Que fotos fantásticas,...adorei a foto reportagem!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. Interessantes e bem mostradas! beijos, chica

    ResponderEliminar
  3. Muito interessante por isso um dia... visitarei!!! Bj

    ResponderEliminar
  4. Olá Elvira, muito boa partilha, não conhecia o museu do traje de S. B. DE MESSINES
    tenho conhecimento do museu do traje de São Bras de Alportel :)
    é bom que existam mais :)

    abraço
    Angela

    ResponderEliminar
  5. Boa noite Elvira,
    Gosto imenso de museus como este que nos remontam ao passado e ajudam a construir as memórias futuras.
    Um beijinho.
    Ailime

    ResponderEliminar
  6. Também tenho um relógio desses antigos e uma máquina de costura Singer que era da minha mãe. E também houve dessas arcas para guardar os lençóis e as toalhas do enxoval. E também conheci essa cola feita com farinha e água... Credo! Como sou velha!... :)))

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Um lugar interessante para visitar!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  8. Um museu digno de uma visita!
    Peças que me fazem recordar tempos idos!

    Abraço Elvira

    ResponderEliminar
  9. Os museus são necessários para não perdermos a nossa cultura!

    Obrigado Elvira por partilhar connosco.

    ResponderEliminar
  10. Um museu muito interessante e que me fez recordar alguns objectos com que lidámos ou conhecemos em crianças.

    ResponderEliminar
  11. Bom dia, Elvira!
    Estou lendo e apreciando essas coisas lindas, volto no computador para comentar.

    ResponderEliminar
  12. Estou de volta, Elvira!
    Tenho nas minhas memórias de infância a maioria dessas imagens. Quando bem pequena gostava de brincar sentada no pedal da máquina de costura, Singer, onde minha tia bordava e minha avó costurava.
    Gostei dos trajes, dos panos na cabeça, dos xales, que vejo vocês escreverem "xaile".
    Que passeio encantador você teve hem...
    Obrigada por partilhar um pouco de Portugal, terra que não conheço e mesmo assim me encanta, deve ser o DNA. Meu avô era filho de imigrante português.
    Um abraço e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  13. Gostei de ver...
    Para a classe trabalhadora, era uma vida dura.
    As melhoras e um bom domingo.
    Abraço
    ~~~

    ResponderEliminar
  14. Magnífica reportagem fotográfica!
    Gostei, Elvira.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  15. Olá Dona Elvira. Começo pelos Votos de Suas Melhoras, que tudo esteja a correr Bem.
    Ferros de Alfaiate, de Carvão e Electricos,Máquinas de Costura etc... são referências da que Foi a Minha Principal Profissão durante 70 e tal anos, Muito Obrigado pela Amostragem, Continue.

    ResponderEliminar
  16. Este não conheço mas gosto muito de ver estes Museus
    O de Portimão também é bastante interessante
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Imagens, que me fizeram viajar no tempo...
    Em casa dos meus avós, havia uma dessas máquinas Singer de pedal... e um lavatório desses bem antigos...
    Um Museu bem interessante! como sempre, uma excelente partilha, Elvira!!!
    Beijinhos! Feliz semana!
    Ana

    ResponderEliminar

ESTE ESPAÇO É MUITO ESPECIAL. POR FAVOR TORNE-O MAIS ESPECIAL DEIXANDO A SUA OPINIÃO. BOA OU MÁ NÃO IMPORTA. SÓ COM ELA EU POSSO MELHORAR.

ESTE BLOGUE NÃO OFERECE NEM ACEITA SELOS. AGRADEÇO O VOSSO CARINHO E A VOSSA COMPREENSÃO.

MUITO OBRIGADA E VOLTEM SEMPRE.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...