19/11/2023

DESAFIO - REEDIÇÃO - SOLUÇÃO


1ª    CATEDRAL E MUSEU DE Nª SRA  DOS REMÉDIOS EM LAMEGO

2ª CASTELO DO ALMOURAL 
3ª ERICEIRA
4ª POÇO AZUL - S. PEDRO DO SUL
5ª FRECHA DA MIZARELA NA SERRA DA FREITA
6ª VARANDA DA CASA MUSEU PEDRO CANAVARRO EM SANTARÉM


Foi-nos dito que esta varanda, da qual se tem uma maravilhosa paisagem do Tejo e da lezíria ribatejana, era a varanda do quarto, onde ficou Almeida Garrett, amigo pessoal de Pedro Canavarro, enquanto escrevia o livro "Viagens na minha terra"


Acertaram
Janita única totalista
Com 5
Com 1

A todos os que por aqui estiveram, participantes ou não do desafio, muito obrigada




Alguém me diz onde ficam, as localidades onde tirei estas fotos?




 
podem deixar aqui as vossas respostas a moderação de comentários foi ativada.

55 comentários:

  1. Já sei de 4, tenho dúvidas no local do rio e não identifico a mini cascata.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Posso dar uma dica. Não é um rio, e pertence ao mesmo distrito e concelho da foto anterior. Ajuda?

      Eliminar
  2. Lamego

    Almourol

    Ericeira

    ?

    Figas de Ermelo

    Tejo em Constância/ Santarém?

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Acertei em alguma Elvira? Ou não recebeu o meu comentário?
    Se me disser já poderei ir em demanda de procurar melhor.
    À hora que enviei estava com alguma pressa.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lamento amiga, este foi o único comentário que cá chegou.
      Abraço

      Eliminar
    2. A Elvira viu no Spam?
      Vou ver se consigo reenviar novamente . Que pena!
      Já volto.

      Eliminar
    3. Vi agora no spam e lá estava. Porém sem querer publiquei-o e tive de o eliminar, mas felizmente já lá está o outro. Todas certas exceto a 4ª. Não é a ribeira das eiras , que nem sei onde fica.

      Eliminar
  4. Nesse distrito há muitas albufeiras e barragens.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Não sei se ajuda, mas não é um rio nem uma barragem, nem uma albufeira. Esqueci de dizer que a primeira está certa.
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Afinal, tinha anotado todas as que enviei no bloco de notas.
    Ei-las.
    1ª - Lamego

    2ª - Castelo de Almourol

    3ª - Ericeira

    4ª- O Google diz-me ser Ribeira das Eiras - será?

    5ª - Frecha da Mizarela - Arouca- será?

    6ª- Aqui é a Elvira encostada na varanda em frente à Casa Museu Canavarro em Santarém... :)

    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. Respostas
    1. Desculpe amiga, como vejo mal, não reparei que o comentário era maior do que aquilo que estava visível.
      Então as 3 primeiras estão certas. A última, não era bem a resposta que eu queria, mas o rio está certo, a cidade também, por isso dou como certa. Faltam as outras duas e a amiga anda lá muito para o norte. Tem que descer.
      Abraço

      Eliminar
  8. Aqui vai a minha participação:
    1-Museu de Lamego!
    2-Castelo de Almourol!
    3-Ericeira!
    4-Ribeira sas Eiras na Serra de Aveleira!
    5- Serra da Freita - Arouca!
    6- A Linda e cordial Elvira a rir para mim por não saber o local:)))
    Beijocas

    ResponderEliminar
  9. Bom dia, Elvira.
    Será que a 4ª foi captada por estas bandas?
    https://www.tovieira.com/Portugal/Viseu-distrito/Alcofra-Vouzela/

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  10. Fatyly:
    As 3 primeiras estão certas. Quarta, não é a ribeira das Eiras que nem sei onde fica. Quinta é essa a localização mas eu quero o nome do lugar onde estava. Sexta é muito simples. Basta olhar para o rio que está atrás.

    ResponderEliminar
  11. Janita:
    É sim nesse distrito. Uma dica para todas. Não tem nome de cascata, rio, ribeira, lago ou lagoa. Será que há outro me que também tenha água? Pois é, isso mesmo.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será que a Elvira, nessa imagem nº 4, andava por uma uma das muitas praias fluviais - na Serra do Caramulo, por ex. - do imenso distrito de Viseu? :)

      Eliminar
  12. Rosa dos Ventos:
    Até Alte? De modo nenhum. Você estava no parque do Alvão. Eu disse para descer, não para sair do Norte do País.

    ResponderEliminar
  13. Respostas
    1. Mesmo. A quinta está certa e a quarta não está geograficamente muito longe.

      Eliminar
  14. 4a foto - nascente do Mondego na Serra da Estrela?

    Abraço

    ResponderEliminar
  15. Não amiga, também não é na Serra da Estrela, nem se chama nascente.

    ResponderEliminar
  16. Janita:
    Lembra-se do Manel da Lenha? E de onde era natural? Procure nos arredores...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó diacho!! Será que é no Poço Azul - S. Pedro do Sul?
      Já estou a ficar sem opções, Elvira.
      O Manel era daquelas bandas... :(
      Entretanto, se não acertar irei pesquisar por ali...

      Eliminar
    2. Na mouche agora, Janita. Tudo certo. Obrigado
      Abraço

      Eliminar
    3. Ufa! Estava a ver que não chegava lá. 🙏
      Essa pista foi decisiva, Elvira.
      Um abraço.

      Eliminar
  17. La primera imagen, me ha parecido el santuario de la virgen de los remedios en Lamego. No he estado nunca en él, pero he admirado fotografías de un fotógrafo portugués, que ha hecho muchas fotografías a esa basílica y si no lo es, por lo menos me la recuerda.
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
  18. Janita amiga, não sei quem é o Manel da Lenha!
    Manda uma diquinha!

    Abracinho

    ResponderEliminar
  19. Já sei quem é o Manel da Lenha mas não sei onde vivia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Leo.
      Isso já requer outra pesquisa. A única dica que te posso deixar resume-se a uma pergunta. Se a Elvira deixar passar pode ser muito útil a ti e todas as participantes.
      Leste o Conto "Um Par de Botas" da autoria desta autora? - passe a redundância! - :))
      Abraços. :)

      Eliminar
  20. Rosa dos ventos: Você já acertou a quinta. A dica que lhe deixei é que a quarta fica relativamente perto. Também disse que não era rio, ribeira, lago, lagoa, albufeira ou nascente. Tirando o mar claro em que outros sítios há água? Não dá para ajudar mais.

    ResponderEliminar
  21. Ventana de Foto:
    A 1ª está certa , amiga. Não quer tentar descobrir as outras?
    Abraço

    ResponderEliminar
  22. Mais uma tentativa:
    4- represa no Vale da Ericeira
    5- Mizarela
    6- Vista para o Sado!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  23. Fatyly:
    4 não é na Ericeira. Veja as dicas que dei.
    5ª está certa e é relativamente perto da 4ª
    6ª não, não é o Sado, o tio nas minhas costas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 4- Quinta da Represa Sintra
      6- como a foto não dá para ver o rio direi Tejo
      Beijos e um bom sábado

      Eliminar
  24. Já descobri o conto, já me situei no espaço mas nao encontro a imagem.
    Além do mais esqueci-me como se encontram imagens semelhantes. O Rui deve estar a rir-se lá na outra dimensão.
    Parece uma fonte que verte água mas também a recebe de um lago, poço, sei lá.
    Deve ficar no concelho de S. Pedro do Sul, Carvalhais.

    Abraço aguado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leo, não te prendas tanto à imagem porque igual não encontras. Acabaste de escrever um nome que faz parte do sitio e sabes o nome do Concelho, agora pesquisa dentro dos elementos que já tens. Vai ser canja...:)
      Peço à Elvira que me desculpe, mas aqui não há favorecimento porque todas podem ler e fazer o mesmo.
      Abraço.
      .

      Eliminar
  25. Rosa dos ventos. Então já sabe que o Manel era de S. Pedro do Sul. Procure nesse concelho. Não é rio nem ribeiro nem lago nem lagoa nem represa ou albufeira. Não posso dizer mais, apenas que é bastante conhecido. O nosso amigo Rui teria lá chegado há muito tempo.

    ResponderEliminar
  26. Bom dia Elvira o meu último comentário não chegou? Desejo que esteja tudo bem contigo e com o teu marido!
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos os comentários que recebi foram respondidos amiga. E no Spam não está nada.
      O marido graças a Deus está bem melhor. mas as coisas para o meu lado não estão nada bem.
      Abraço e saúde

      Eliminar
  27. Sua postagem foi fantástica! Suas ideias são intrigantes. Continue com o bom trabalho e escreva mais!

    ResponderEliminar
  28. Fatyly:
    A 6ª está certa. A 4ª continua errada. Não leu as dicas. Sabe de onde era o Manel da Lenha? Procure nesse concelho.

    ResponderEliminar
  29. Oi Elvira. Não tenho ideia onde seja. Só sei que são lindas. Um Show. E uma delas mais linda ainda com você nela. Bjs querida. Amo vc e Deus ainda mais.

    ResponderEliminar
  30. Obrigado amiga por tão amáveis palavras. Volte sempre.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
  31. Olá, Elvira!
    Tão bom, vê-la mais presente, por aqui! É sinal que já se encontra numa fase bem mais leve e menos problemática!
    Eu tive outro Verão problemático, passado quase em consultas e tratamentos diários, devido aos problemas de dermatite da minha mãe, combinados com a sua má circulação crónica nas pernas... e despoletados sempre na Primavera... por um leve covidzito... depois seguem-se meses e meses, até o sistema circulatório dela normalizar, apesar das vacinas...
    Estimo que o seu marido se encontre melhor, e que esteja também numa fase bem menos problemática da sua vista!
    Eu ando a voltar a muitos cantinhos que gosto da Net, gradualmente... agora que a saúde da minha mãe está numa fase melhor... mas o melhor dela... continua a requerer muitos cuidados, para assim se ir mantendo...
    Saúde para todos, e grata pela atenção de sempre, Elvira!
    Virei nos próximos dias, espreitar o que se me escapou nestes tempos mais recentes, por aqui... e procurar inteirar-me melhor, dos problemas que lhe foram ocorrendo, também, pelo que já me fui apercebendo...
    Quantos às imagens... a terceira, é-me para lá de familiar! É lá que tenho o meu recanto junto ao mar... e onde a minha mãe tão cedo ainda não posso levar! Uma vila sempre ultra movimentada, com cafés, lojas e restaurantes sempre a abarrotar... para a minha mãe... é covid pela certa... e depois com imensas complicações decorrentes, para resolver, dados os seus problemas de saúde crónicos...
    Um beijinho grande! Feliz fim de semana! Tudo de bom, para vocês!
    Ana

    ResponderEliminar
  32. Sim amiga li as dicas e reli o teu conto "Um par de botas" que sempre que leio fico a gostar muito mais, mas quanto ao desafio não consegui obter a resposta. Paciência e fico por aqui!
    Beijocas e um bom domingo e um abraço especial aos teus homens pelo dia de hoje!

    ResponderEliminar
  33. !Hola Elvira¡

    Estuve por ahí hace ya tiempo, pero no recuerdo el nombre, con los años voy perdiendo algo de memoria... Pero si recuerdo lo bonito que es todo eso.
    Siento que hayas estado algo mal, yo también estuve, y sigo estando, tengo 89 años y cada día es un regalo, aunque sea con padecimientos y tratamientos, vamos tirando, duramos muchos años, pero enfermos.

    Un abrazo y toda mi estima, amiga. Cuídate mucho.

    ResponderEliminar
  34. Conclui que era um poço, vi várias fotos com o Poço Azul mas eram todas de rara beleza o que não acontece com a imagem que postou!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foto tirada no final de Outono.
      Havia um enorme manto de folhas na água.
      Abraço

      Eliminar

ESTE ESPAÇO É MUITO ESPECIAL. POR FAVOR TORNE-O MAIS ESPECIAL DEIXANDO A SUA OPINIÃO. BOA OU MÁ NÃO IMPORTA. SÓ COM ELA EU POSSO MELHORAR.

ESTE BLOGUE NÃO OFERECE NEM ACEITA SELOS. AGRADEÇO O VOSSO CARINHO E A VOSSA COMPREENSÃO.

MUITO OBRIGADA E VOLTEM SEMPRE.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...