12/08/2019

DESTINO DE FÉRIAS - ERICEIRA - A TERRA DOS OURIÇOS

Freguesia do concelho de Mafra, Ericeira é uma vila muito antiga.  Diz-se que Ericeira, significa terra de ouriços. Se seriam os ouriços do mar, como o povo diz ou o ouriço-cacheiro, como dizem os historiadores, já é outra conversa.  Mas a julgar pelo desenho,no antigo brasão da vila, existente no Arquivo-Museu da Misericórdia, seria mesmo o ouriço-cacheiro, o responsável pelo nome da Vila.  Uma outra versão que encontrei na Marinha de Guerra Portuguesa, diz que os Fenícios chegaram ao local onde hoje se situa a Ericeira por volta do ano 1000 a.C. Á época da invasão romana da Península Ibérica, existiria no local das Furnas, um Santuário dedicado à deusa Ericina, cujo culto original se situava no monte Erix na Sicilia. Então o nome também poderá advir dessa deusa. 
O seu primeiro foral data de 1229, concedido pelo Grão-Mestre da Ordem de Aviz, D. Frei Fernão Rodrigues Monteiro, que instituiu o Concelho da Ericeira, mas a sua história é muito mais antiga, sendo provavelmente anterior mesmo à sua ocupação pelos fenícios.Na carta do foral, faz-se referencia aos pescadores, pelo que deduz-se seria uma povoação que vivia essencialmente da pesca.


O seu porto, foi pólo de grande desenvolvimento, chegando a ser considerado o quarto do país, logo atrás de Lisboa, Porto e Setúbal. Com o avançar dos caminhos-de-ferro do Oeste, o seu porto foi perdendo influência. 

Na reordenação administrativa de  1855, Ericeira deixou de ser Concelho, passando a pertencer ao Concelho de Mafra. Nos finais do século XIX a pesca de sardinha conheceu na Ericeira um dos seus meios de desenvolvimento, tendo chegado a empregar nela cerca de 500 pescadores.



Aqui se diz que a rainha D. Maria Pia tomava banhos nesta praia e foi, na praia dos Pescadores na Ericeira que no século passado, D. Manuel II, sua mãe e avó, (a rainha D. Amélia e D. Maria Pia) embarcaram na fuga para o Brasil, aquando da implantação da República. 




Hoje o turismo é a principal fonte de desenvolvimento da Ericeira. Cercada de belas praias,com uma alta concentração de iodo, e um belo clima, e uma boa oferta hoteleira, a Ericeira é muito procurada pelos veraneantes. 





Sendo a única reserva mundial de surf  na Europa, e a terceira no mundo,  a freguesia é conhecida mundialmente pelos praticantes de surf e bodyboard, especialmente as praias de Foz do Lizandro, e a Ribeira d'ilhas.
Situada, a 35 Kms de Lisboa, 18 de Sintra e 8 de Mafra, a vila beneficia também dessa proximidade.
O Sumol Summer Fest, maior evento de música reggae do país, que se realiza todos os anos na Ericeira em Julho, trás à vila milhares de pessoas, na sua maioria jovens. 





Para quem gosta de conhecer bem o local onde passa férias, aconselho uma visita ao Forte de Milreu, também 
conhecido por Forte de S. Pedro, ao Forte Nossa Senhora da Natividade. Podem ainda visitar a Igreja Paroquial de S. Pedro, ou às 4 capelas existentes na freguesia.










Na gastronomia, existem variados e saborosos pratos de peixe, marisco. Destaque para os pratos de choco, que dão origem até a um festival gastronómico.

Boas Férias.
.


fonte: A
Meus passeios e estudos.

8 comentários:

  1. Muito lindo por lá e tu sabes mostrar e nos contar tão bem! bjs, chica

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito da Ericeira e seus olhares estão lindos!!! Bj

    ResponderEliminar
  3. E de há uns anos para cá, este tem sido mesmo o meu destino de Verão... também porque é aqui que consigo que a minha mãe passe o Verão, da forma menos problemática possível... dada a insuficiência cardíaca e respiratória crónica... que sempre se agrava no tempo mais quente... pelo que as temperaturas amenas desta vila, nesta altura do ano, lhe têm sido absolutamente essenciais...
    E depois é uma vila que têm óptimos acessos! Em caso de emergência, está em poucos minutos em Lisboa, na clínica que normalmente a acompanha, nas situações de maior sobressalto...
    Adorei as imagens, Elvira, de tantos locais, que me são bem familiares!...
    Estimo que se encontre melhor, e o seu marido em franca recuperação!
    Deixo um beijinho e um até breve... contando voltar em meados de Outubro, após a minha pausa de Verão... aqui mesmo na Ericeira... :-)
    Tudo de bom! E uma vez mais aqui ficam os meus votos das melhoras de ambos!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
  4. Boa noite, Elvira!
    Gostei de conhecer um pouco da Ericeira, imagino que deve ser lindo esse lugar, assim como todas as terras e mares portugueses.
    As fotos estão muito boas, parabéns!
    Um abraço e saúde par todos vocês.

    ResponderEliminar
  5. Boa noite Elvira,
    Adorei a sua fotorreportagem sobre sobre a Ericeira, que adoro, não longe da vila onde moro.
    Sempre foi um dos locais para passeios de fins de semana, da nossa preferência.
    Um beijinho.
    (Desejo que esteja melhor do seu braço e que o seu marido esteja a recuperar bem).
    Ailime

    ResponderEliminar
  6. Que belos apontamentos sobre a Ericeira.
    Fica-se a saber tudo. Obrigada.

    Bj

    Olinda

    ResponderEliminar
  7. Gosto muito da Ericeira e há muito que lá não vou.
    Gostei da reportagem fotográfica e da história.

    Abraço Elvira

    ResponderEliminar
  8. Boa Tade de paz, querida amiga Elvira!
    Adorei Ericeira, tudo branquinho como o cenário visual mostrado na sua primeira foto.
    Um doce lugar que me enche de saudade.
    Andei por aí na Praça que tinha um show de capoeira interessante, uma das nossa culturas daqui.
    Bela lembrança hoje aqui!
    Tenha dias de bênçãos neste final de semana!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar

ESTE ESPAÇO É MUITO ESPECIAL. POR FAVOR TORNE-O MAIS ESPECIAL DEIXANDO A SUA OPINIÃO. BOA OU MÁ NÃO IMPORTA. SÓ COM ELA EU POSSO MELHORAR.

ESTE BLOGUE NÃO OFERECE NEM ACEITA SELOS. AGRADEÇO O VOSSO CARINHO E A VOSSA COMPREENSÃO.

MUITO OBRIGADA E VOLTEM SEMPRE.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...