Não podia partir de Setúbal sem visitar a casa Bocage. Este espaço museológico tem, em exposição permanente, peças de arte e livros do Museu de Setúbal/Convento de Jesus e documentos da Biblioteca Pública Municipal de Setúbal que retratam a figura e obra de Bocage, nascido em Setúbal em 1765.
Em complemento, existe a cenografia de uma sala com uma figura de Bocage.
No primeiro andar, está instalado um Centro de Documentação Bocagiano, ligado, pela internet, a bibliotecas e centros de estudo. No edifício funciona também o Arquivo Fotográfico Américo Ribeiro.
Uma gravura de Setúbal, na época do poeta
Foi Bocage um homem muito viajado
Fragmentos de poemas
Este quadro retrata Bocage e as musas. Segundo me foi dito, este quadro do pintor setubalense Fernando dos Santos, seria originalmente igual à reprodução fotográfica em baixo.
Acontece que o quadro terá sido considerado imoral, porque uma das musas estava algemada e totalmente exposta, e porque a moral da época achou que uma obra que retratava uma orgia, não podia ser considerada arte, pelo que a obra foi retirada de exposição e guardada por longos anos numa armazém da câmara. Nos anos 50, houve um movimento para recuperar a obra que se encontrava muito degradada, mas foi pedido ao pintor que em vez de sugerir uma orgia, deveria sugerir um quadro cênico de um bailado, pelo que o pintor terá feito a reprodução fotográfica do original e recuperado a obra como se vê. A musa virou bailarina, e as expressões de êxtase, foram substituídas, por outras mais
artísticas.
Ampliando as fotos pode ver-se as diferenças.
Nunca visitei, nem sabia que existia!
ResponderEliminarQuando for a Setúbal vou ter muito por onde andar, além de comer uns chocos fritos...
Vale a pena Rui.
EliminarAbraço
Olá, estimada Elvira!
ResponderEliminarComo gosta esta senhora de conhecer e saber!
Há mto tempo k não vou a Setúbal, cidade mto interessante e cheia de História.
Gostei da sequência de fotografias apresentadas e da história, k já conhecia, da pose da musa. Enfim, algemada, não me apraz, mas o restante não vejo qualquer mal, mas como musa, tudo consegue modificar, até as mentalidades.
Beijos para todos e bom fim de semana.
Estamos sempre a aprender não é verdade amiga?
EliminarAbraço
Boa tarde, excelente fotorreportagem com belas fotos sobre a casa Bocage, a sugestão é perfeita para visitar a saber mais sobre o poeta.
ResponderEliminarAG
Às vezes não se vão ver as coisas porque se desconhece a sua existência.
EliminarAbraço
Olá, Elvira, como vai? Interessante sua mostra... fique pensando na releitura que fizeram no quadro que retrata Bocage quando restauraram, será que não descarateriza a obra original do autor?
ResponderEliminarGosto muito de vir aqui e conhecer melhor a cultura e a arte de Portugal.
Abraços!
Quem restaurou o quadro foi quem o tinha pintado o Pintor Fernando dos Santos, que na época ainda era vivo.
EliminarEle foi obrigado pelo regime, a modificar tanto quanto possível a obra, e por isso ele fez a foto da pintura original.
Um abraço
Muito interessante Elvira.
ResponderEliminarTenho de a vir visitar neste cantinho mais vezes :)
Você ocupa o seu tempo de uma forma muito saudável, partilha e quem tira proveito somos todos nós, que acabamos por ir a exposições consigo :DD
PS: Prefiro 1000 vezes a pintura original.
ResponderEliminarMagnifica e completa reportagem fotográfica, sobre este espaço... e como sempre com um suporte informativo, formidável! Excelente trabalho, Elvira!
ResponderEliminarBeijinhos
Ana