Freguesia do conselho de Mafra, Ericeira é uma vila muito antiga. Diz-se que Ericeira, significa terra de ouriços. Se seriam os ouriços do mar, como o povo diz ou o ouriço-cacheiro, como dizem os historiadores, já é outra conversa. Mas a julgar pelo desenho,no antigo brasão da vila, existente no Arquivo-Museu da Misericórdia, seria mesmo o ouriço-cacheiro, o responsável pelo nome da Vila. Uma outra versão que encontrei na Marinha de Guerra Portuguesa, diz que os Fenícios chegaram ao local onde hoje se situa a Ericeira por volta do ano 1000 a.C. Á época da invasão romana da Península Ibérica, existiria no local das Furnas, um Santuário dedicado à deusa Ericina, cujo culto original se situava no monte Erix na Sicilia. Então o nome também poderá advir dessa deusa.
O seu primeiro foral data de 1229, concedido pelo Grão-Mestre da Ordem de Aviz, D. Frei Fernão Rodrigues Monteiro, que instituiu o Concelho da Ericeira, mas a sua história é muito mais antiga, sendo provavelmente anterior mesmo à sua ocupação pelos fenícios.Na carta do foral, faz-se referencia aos pescadores, pelo que deduz-se seria uma povoação que vivia essencialmente da pesca.
O seu porto, foi pólo de grande desenvolvimento, chegando a ser considerado o quarto do país, logo atrás de Lisboa, Porto e Setúbal. Com o avançar dos caminhos-de-ferro do Oeste, o seu porto foi perdendo influência. O seu primeiro foral data de 1229, concedido pelo Grão-Mestre da Ordem de Aviz, D. Frei Fernão Rodrigues Monteiro, que instituiu o Concelho da Ericeira, mas a sua história é muito mais antiga, sendo provavelmente anterior mesmo à sua ocupação pelos fenícios.Na carta do foral, faz-se referencia aos pescadores, pelo que deduz-se seria uma povoação que vivia essencialmente da pesca.
Aqui se diz que a rainha D. Maria Pia tomava banhos nesta praia e foi, na praia dos Pescadores na Ericeira que no século passado, D. Manuel II, sua mãe e avó, (a rainha D. Amélia e D. Maria Pia) embarcaram na fuga para o Brasil, aquando da implantação da República.
Hoje o turismo é a principal fonte de desenvolvimento da Ericeira. Cercada de belas praias,com uma alta concentração de iodo, e um belo clima, e uma boa oferta hoteleira, a Ericeira é muito procurada pelos veraneantes.
Sendo a única reserva mundial de surf na Europa, e a terceira no mundo, a freguesia é conhecida mundialmente pelos praticantes de surf e bodyboard, especialmente as praias de Foz do Lizandro, e a Ribeira d'ilhas.
Situada, a 35 Kms de Lisboa, 18 de Sintra e 8 de Mafra, a vila beneficia também dessa proximidade.
O Sumol Summer Fest, maior evento de música reggae do país, que se realiza todos os anos na Ericeira em Julho, trás à vila milhares de pessoas, na sua maioria jovens.
Para quem gosta de conhecer bem o local onde passa férias, aconselho uma visita ao Forte de Milreu, também
conhecido por Forte de S. Pedro, ao Forte Nossa Senhora da Natividade. Podem ainda visitar a Igreja Paroquial de S. Pedro, ou às 4 capelas existentes na freguesia.
Na gastronomia, existem variados e saborosos pratos de peixe, marisco. Destaque para os pratos de choco, que dão origem até a um festival gastronómico.
.
fonte: Wikipédia
E eu gosto tanto!
ResponderEliminarBj e belos olhares
Foi onde conheci o meu "maisquetudo" fez 52 anos no passado dia 6.... Ena tantos!!!!!
ResponderEliminaré uma linda terra e uma bela praia. Que saudades das f´rias que lá passei nesse tempo...
Beijinhos.
Confesso que tenho cometido "um grande pecado" :(((
ResponderEliminarTenho passado perto de Mafra, tenho passado em Sintra, tenho passado no Cabo da Roca e nunca fiz ese "pequeno" desvio à Ericeira !!! :(((
Uma enorme falha minha que não poderei deixar passar por muito mais tempo. :(
É lindo demais !!!
E depois, com esta descrição toda, quem poderá resistir ?...
Abraço, Elvira
Boa tarde:- Amo a Ericeira, e não é só pelas praias, mas sim....aquele marisco até fico a salivar.
ResponderEliminar.
* Mulher: carinho ardente em nobre Poesia *
.
Feliz semana
Ericeira, formosa e tão falada!...
ResponderEliminarAbçs muitos