17/09/2019

DESTINO DE FÉRIAS - PENICHE - A CAPITAL DA ONDA


Hoje a minha sugestão vai para Peniche. Essa mesma, a cidade mais ocidental da Europa e em cujo forte, estiveram presas várias figuras, opositores ao regime político que vigorou em Portugal até Abril de 74. Entre eles estava Álvaro Cunhal, que com outros nove companheiros protagonizou a mais espectacular fuga de que há memória em Portugal. Claro que a fuga foi preparada ao pormenor no interior e exterior, mas quem visita o forte, sabe que por muito bem preparada que fosse, foi muito arrojada e sobretudo muito arriscada, já que se tratava de uma prisão de alta segurança, que os presos estavam no piso superior, que tinham de descer ao pátio do forte, o que fizeram utilizando o tronco de uma árvore, atravessar o pátio até à muralha exterior, a qual descem por uma corda feita com lençóis, para o fosso exterior do forte. Daí saltaram o muro que os separava da vila, onde os carros os esperavam para os locais anteriormente combinados. Ficou conhecida como "A fuga dos dez"



Diz a história que Peniche já foi uma ilha, mas o assoreamento ao longo dos séculos, transformou a ilha, na península que hoje é.


Cidade que vive essencialmente da pesca, o antigo porto junto ao forte mantém o pitoresco das zonas piscatórias. E se hoje Peniche é o maior porto de pesca tradicional do país, já ostentava esse titulo no 
reinado de D. Dinis.
Para quem se interessa por história, a Gruta da Furninha, tem muito a contar.


Conhecida como a capital da onda , Peniche possui lugares lindíssimos, praias maravilhosas, e óptimas condições para os desportos náuticos.


Em terra além do Forte, cuja construção inicial, data do séc. XVI, e que foi sucessivamente ampliado até ao séc. XIX, podemos visitar a igreja matriz (com azulejos do séc. XVII)a igreja da Misericórdia (com pinturas de Josefa de Óbidos) de S. Pedro, de Nª Srª dos Remédios, (com azulejos do séc. XVIII) e o Forte de S. João Baptista, na Berlenga grande.


A Baía entre o Baleal e Peniche e de rara beleza. Do lado norte a Praia do Lagide local excelente para a prática de surf e bodyboard, durante todo o ano. Do lado sul a Praia do Baleal, com um extenso areal e águas mais tranquilas.




A estrada para o Cabo Carvoeiro (o 2º mais ocidental da Europa) é de extrema beleza, pelo exotismo das suas rochas esculpidas pelo mar. Ao fundo podem ver-se as Berlengas embora não apareçam nas minhas fotos.


Na gastronomia abundante em peixes sempre muito frescos, podem deliciar-se com a maravilhosa caldeirada de Peniche, sardinhas assadas, Lagosta suada à moda de Peniche, e a maravilhosa sopa de peixe. E para sobremesa os Esses de Peniche e os Pastéis de Peniche.  


Aconselho uma visita à Fortaleza, ao seu Museu e aos ateliers de renda de Bilros.


Aconselho igualmente uma visita às Berlengas ilhas de maravilhosas paisagens, Reserva Natural, e ao Forte de S. João Baptista.



E a Praia da Consolação? Dotada de excelentes condições terapêuticas pela sua concentração de iodo é procurada por milhares de pessoas todos os anos. Ah! já me esquecia. A festa em honra da Nª Senhora da Boa Viagem, cuja procissão é feita em terra e no no mar em barcos lindamente engalanados na primeira semana de Agosto.
Então, vamos até Peniche?




Nota: Todas as fotos que utilizo neste post são minhas excepto as duas das Berlengas. A primeira é de Joana Andrade e a segunda, desconheço o autor. 

8 comentários:

  1. Bom dia de Domingo, querida amiga Elvira!
    Um ponto de visita muito belo por ser ocidental, gosto do clima.
    Muito obrigada pelo carinho com o filho. Ele e eu tambem, vivemos um dia de cada vez... Talvez nao precise de marca passo...
    Gosto muito dos passeios que nos possibilita. Muito grata.
    Tenha dias abencoados e felizes na nova semana!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  2. Que belo convite Elvira?
    Linda a apresentação deste local, com todos os detalhes e historia de um tempo infeliz.Curiosa a fuga dos 10 muito contada.Mas os pratos de peixes aqui elencados deu água na boca.
    Grato pela partilha deste local com boas dicas.
    Meu abraço com carinho.

    ResponderEliminar
  3. É uma belíssima escolha!!!
    Também gosto muito de Peniche!
    Bj

    ResponderEliminar
  4. Muito boa a descrição, muito bem escrita e com boas imagens.
    Conheço mal Peniche mas conheço bem a praia da Consolação.

    Um beijo grato.

    ResponderEliminar
  5. Muito boas imagens e óptima descrição dessa terra que já visitei muitíssimas vezes, e de que gosto imenso.
    Lembro-me de uma vez que ia com meu marido e filhos e alguns amigos a caminho da casa dos meus pais, na Figueira da Foz, passámos em Peniche e comprámos sardinhas que levámos para assar. Acho que nunca comi sardinhas tão boas... (eu adoro sardinhas assadas...)

    Feliz Terça-feira e uma boa semana.
    Abraço
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde Elvira,
    Uma ótima sugestão. Gosto imenso de Peniche.
    Um beijinho e uma boa semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
  7. Adorei a sugestão,amiga Elvira,

    Em no máximo 2 anos irei a Portugal conhecer as maravilhas dessa terra boa de ver, de viver e quero comer uma boa bacalhoada! Minha mãe fazia uma divina que aprendeu com amigos daí.

    Obrigada pelas visitas e uma quarta_feira de paz,saúde e alegrias

    Beijos sabor carinho

    Donetzka

    ResponderEliminar
  8. Olá Elvira, peço imensa desculpa pela minha falta de Comentários as Suas Imagens e Históricos, mas tenho andado com algumas ocupações que não desculpando tudo tem algumas atenuantes. Abraço. Alberto

    ResponderEliminar

ESTE ESPAÇO É MUITO ESPECIAL. POR FAVOR TORNE-O MAIS ESPECIAL DEIXANDO A SUA OPINIÃO. BOA OU MÁ NÃO IMPORTA. SÓ COM ELA EU POSSO MELHORAR.

ESTE BLOGUE NÃO OFERECE NEM ACEITA SELOS. AGRADEÇO O VOSSO CARINHO E A VOSSA COMPREENSÃO.

MUITO OBRIGADA E VOLTEM SEMPRE.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...