19/07/2017

NOVO DESAFIO I - REEDIÇÃO

Ora bem, depois de mês e meio de ausência eis aqui a reedição deste poste.Trata-se de facto do Castelo de Gibralfaro na muralha de Alcazaba, na cidade de Málaga na Andaluzia. 
Acertaram o Rui (ele nunca falha) e o João Menéres.
Agradeço a todos os outros que passaram por este cantinho e deixaram a sua mensagem de amizade. Bem Hajam
Nas três novas fotos abaixo, se vê parte da muralha fortificada, e na base da encosta, parte do teatro romano descoberto há poucos anos, Na altura em que tirei estas fotos, ainda os arqueólogos não tinham posto a céu aberto todo o teatro. Na última foto o bonito jardim no qual fotografei os bancos. Todas as fotos foram tiradas por mim.




Ora bem, no último desafio, o nosso amigo Rui , disse-me que se queria encontrar um Príncipe, teria que ir pela Europa, que em Portugal não os há.



 E então pus os pés ao caminho e depois de muito andar, eis que me encontro, cansada e cheia de calor, a precisar urgente de um banco aqui neste jardim 
 Mas... espera, do lá de lá ... é um castelo, não é?
 Claro que é... lá se me foi o cansaço!
 Querem vir comigo?
 Eis um belo recanto...
 Lá à frente um casal de jovens príncipes de certeza... aos olhos um do outro. 
 Será que é desta que eu vou encontrar um Príncipe?
 Mais um belo recanto... mas deserto.
 Vamos ver lá dentro.  Mas vocês neste momento , já viram, que daqui não sai Príncipe Católico não é verdade?
 Quando muito um Sultão. Será que eu tenho capacidade para me tornar uma nova Xerazade?
 Mas isto dizem é uma imagem Mariana...
 Reparem bem nesta torre... Não vos lembra nada?  
 Há por aqui jardins muito bonitos...
 Desta torre, vê-se todo o reino...
 Já se recordaram de alguma coisa?
 Olhem de novo...
 Eu acredito que foi aqui que o grande Fernando Pessoa se inspirou: 
"Pedras no caminho?Guardo todas, um dia vou construir um castelo…"
 Trabalho de enorme beleza...
 O Príncipe gosta de objetos de barro...
Tantas vezes carreguei água com uma ânfora parecida com esta...
 Este quadro representará ... o dono do Castelo?

 Apaixono-me por estas salas...
 Ou estas...
 E cá está um regato de água...  vou ver se encontro algum sapo!
Nada. Nem Príncipe, nem Sultão, nem Xeque, nem Emir, nem...sapo!
 Mais uma vez desiludida...
Parto sem olhar para trás. 



Finalmente! Cá está o banco para um merecido descanso.
Espero que tenham gostado do passeio...  E lá vão as três perguntas do desafio.




A  Como se chama  este monumento?
B  Em que cidade se situa?


Nota, a terceira foi retirada por haverem várias versões diferentes, em relação a ela.




Este blogue vai  ficar em descanso, em princípio, até ao inicio de Setembro.

32 comentários:

  1. Bonitas imagens...mas fico à espera de saber as respostas às perguntas!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. Muito interessante a forma como a Elvira vai realizando as publicações, com muita delicadeza e empenho!
    Mais uma belíssima mostra do (para mim) desconhecido!
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Rui.
      Se pesquisar chega lá bem rapidinho. É bem conhecido.
      Abraço

      Eliminar
  3. Está a ver, Elvira, que tenho (quase) sempre razão ?… ☺
    E não é que é um belo Castelo ?… e nem precisou de passaporte ! … mas olhe que se foi a pé, teve que lhe dar !
    … mas apesar do esforço, quer-me parecer que também aí nem príncipe, nem princesa, nem sequer sultão , embora já tenha sido o tempo deles ! ☺
    Lá está, … mas se não isso, envcontrou um belo castelo e um belo descanso para os pés cansados !
    Sempre encontrou um belo recanto, daqueles que sempre nos deliciam, com belos jardins e lindas salas e sempre a sensação que nos vai aparecer o sultão aqui ou ali ! :)
    … ou então, um sapo ! eheheh
    Mas pelo menos um belo banco para descansar !
    Mas não fique desiludida que já tem o seu !!! :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Atão" não é um belo banco? Tão espaçoso que dava quase para sentar lá todos os que vão ao almoço. O pior é que está um bocadinho fora de mão.
      Abraço

      Eliminar
  4. E então cá estão as respostas :

    A – É o Castelo de Gibralfaro, na muralha fortificada de Alcazaba, claro que muito ligado a Granada e ao seu Alhambra, a verdadeira capital muçulmana !

    B – Situa-se na cidade de Málaga, Espanha !
    Este castelo é famoso, por ter sido palco do fim da conquista de Málaga pelos Reis Católicos, aos Mouros, em fins do séc. XV.

    C – Aqui, foi decapitado (S, Denis) , Santo Dionísio, só pelo facto de ser cristão !

    Boas férias até Setembro !!! :))

    ResponderEliminar
  5. Ok. Rui. Tenho uma dúvida em relação à resposta C.
    Pode confirmar?
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. OK, Elvira. Há neste local imensos decapitados.
    Chega-se a dizer que tudo que tenha cabeça era decapitado ! Há no entanto alguém, feminino que me parece mail plausível, mas mesmo na net o assunto está muito "rebuscado" .
    Acontece ainda que, no post não me aparece uma "correspondência" ao assunto, suficientemente visível e de acordo com as descrições !

    Não tenho a menor dúvida em A e em B. Na C, até porque não visível no post tenho algumas dúvidas, embora se tivesse que escolher uma, iria para essa personagem feminina depois de anular a anterior ! ... mas não completamente satisfeito com a resposta, embora possa estar certa !

    ResponderEliminar
  7. Parece-me ( se bem me lembro... ) o castelo de Málaga, Elvira.

    ResponderEliminar
  8. João Menéres:
    Parece, João? Fico à espera de quando tenha a certeza.
    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Respostas
    1. Está bem João. A cidade está certa, mas como se chama o Castelo?

      Eliminar
  10. Boa tarde, as fotos são belas, mostram bem o castelo e o evolvente, mesmo assim, não consigo identificar o mesmo.
    Feliz fim de semana,
    AG

    ResponderEliminar
  11. Uma malagueta na boca a quem não descobrir... Mas como nunca lá fui, fiquei com algumas dúvidas.
    Gostei das fotos (ampliadas são belíssimas) e das palavras.
    Elvira, um bom fim de semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que gostou Jaime. Vou já comprar as malaguetas.
      Abraço

      Eliminar
  12. Olá, Elvira! Que linda coleção de imagens!!!! E que trabalhão deve ter dado aos construtores unir cada pedrinha, bem apropriada a frase de Fernando Pessoa. Tudo belo, da estrutura, aos recortes, aos objetos, às divagações! Abraço, bom descanso!

    ResponderEliminar
  13. Já lá não vou há imenso tempo... mas uma ou outra imagem, fez-me lembrar o Castelo de Tomar... será?...
    De qualquer forma, está aqui, uma série de imagens belíssimas, com enquadramentos lindos, e magníficos detalhes!...
    Um daqueles posts... que nos faz mesmo viajar nele...
    Beijinhos, Elvira! E nesse caso, desejo-lhe umas óptimas férias, na companhia dos seus!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não Ana, não é o Castelo de Tomar, que eu nem conheço. A única vez que estive em Tomara acabara de fazer 7 anos e estou quase a completar 70.
      Abraço

      Eliminar
  14. Pois, Elvira, eu nestas "coisas" não me meto, até pke sou mto sedentária, detesto moer a cabeça e gosto de casa, casinha, contrariamente à Elvira, k é ávida de saber sempre mais.

    Não faço a mínima ideia em relação às perguntas, que colocou, mas acho k deve ter ido a Espanha ou a Marrocos, mas este último país é mto mais elaborado em arquitetura, artesanato e não conheço nenhum jardim, assim. E olhe que conheço desde Ceuta a Agadir, razoavelmente.

    Beijos e boas caminhadas com o seu príncipe real.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois amiga Céu, realmente trata-se de uma viagem a Espanha. Portanto um pouquinho certa.
      Abraço

      Eliminar
  15. Amiga querida Elvira.

    Seus blogs estão na minha lista de blogs a visitar e recebo suas atualizações.

    Estou preocupada porque os posts são antigos.Em alguns,com erro com a postagem anterior.

    E você nunca mais comentou no meu.

    Está doente? Volta em setembro?

    Assim que retornar,vá no meu espaço e diga o que houve,ok?

    Imagens belíssimas mas nem me atrevo a pesquisar,pois estou só com celular,sem computador e tudo fica pequeno e difícil.

    Beijos sabor carinho e um domingo de paz,saúde e alegrias

    Donetzka

    Blog Magia de Donetzka

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sempre um prazer recebê-la neste espaço, Done.
      Estive ausente 38 dias. Daí a ausência.
      Abraço

      Eliminar
    2. Que bom que voltou,querida.
      Tem blog seu que está na minha lista de blogs a visitar que está com postagem antiga,como a "reciclando".Não atualiza.E o outro de poesias também. Post antigo.

      Sigo_a em todos os seus blogs,mas no sexta feira não entro para comentar porque estou só com o celular e tenho que ficar tentando ler e nada consigo,porque são textos grandes e minha visão é um horror.

      Peço que tire meu blog da sua lista do sexta feira e coloque no de poesias ou no outro,para receber minhas atualizações,se quiser,claro.

      gosto muito de você e de seus espaços,mas sem dinheiro para comprar um computador.E fazer tudo no celular é um caos!Desculpe por eu não participar mais dessa interessante brincadeira.Nem o google enxergo.

      Beijos sabor carinho e linda noite de quinta_feira

      Donetzka

      Blog Magia de Donetzka


      Be

      Eliminar
  16. QUERIDA ELVIRA,

    PARABÉNS E FELIZ ANIVERSÁRIO!

    Beijos com muita amizade!

    ResponderEliminar
  17. Um belo lugar!
    Desejo-lhe um feliz regresso!
    Abraço

    ResponderEliminar
  18. Muito bonito! Lindas fotos. (Como sabes não entro muito em desafios porque tenho má memória visual e não tenho pachorra para andar a pesquisar. Não é por mal; é só mesmo por preguiça, como diz o Rui da Fonte...)

    Beijinho.

    ResponderEliminar

ESTE ESPAÇO É MUITO ESPECIAL. POR FAVOR TORNE-O MAIS ESPECIAL DEIXANDO A SUA OPINIÃO. BOA OU MÁ NÃO IMPORTA. SÓ COM ELA EU POSSO MELHORAR.

ESTE BLOGUE NÃO OFERECE NEM ACEITA SELOS. AGRADEÇO O VOSSO CARINHO E A VOSSA COMPREENSÃO.

MUITO OBRIGADA E VOLTEM SEMPRE.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...