Hoje o passeio é até à marina. Mas antes de vos mostrar a esplêndida avenida das descobertas, resolvi mostrar-vos como era este sítio há menos de cem anos. O marido sempre me dizia que quando era menino a água chegava à rua das barrocas e à Câmara. Assim pesquisei e achei as fotos da antiga cidade aqui
Aqui os Paços do Conselho, data de 1798. A propósito, sabem que a cidade de Lagos foi das mais atingidas com o terramoto de 1755. E que a sua baixa foi quase totalmente destruída? De tal modo que não era possível remover todo o entulho da destruição e a actual cidade foi construída sobre os escombros, o que a elevou sensivelmente um metro acima da anterior?
E aqui o início das obras do que iria ser a Avenida das Descobertas. Hoje temos todo aquele espaço em frente à rua das Barrocas, onde se situa, o parque de estacionamento subterrâneo, e o Tribunal, temos a estrada e depois a larga Avenida junto ao canal.
Aqui, sensivelmente na frente do centro histórico, mas na Avenida, a zona, onde os turistas podem comprar várias coisas. Em tendas brancas cujas cúpulas cónicas, se erguem entre as palmeiras, lembrando África.
Continuando a caminho da marina encontramos este belo barco.
E em frente esta explicação.
Continuando encontramos esta ponte construída há poucos anos, pois a ponte que aqui existia, era de pedra. Dava acesso pedonal e rodoviário à antiga estação dos comboios. Mas como imaginam para fazer a marina do outro lado da ponte, havia que transformá-la numa ponte móvel, pois não era possível chegar ali e fazer o barco saltar por cima dela. Esta ponte abre no meio entra as duas torres para os barcos passarem.
Do lado direito da ponte, a Lota, a zona de embarque para passeios turísticos e o cais de abastecimento dos barcos.Já em cima da ponte eu tenho na minha frente a outra ponte D. Maria, Ponte lançada sobre doze arcos de meio ponto, de vãos desiguais, em alvenaria de tijolo rebocada e caiada, apoiados por talhamares piramidais a jusante e montante,
com tabuleiro de nível, gradeado em ferro. Pavimentada por
alcatrão com duas fileiras de trânsito atravessando a Ribeira
de Bensafrim.
À minha direita uma profusão de barcos, quase encobrem o complexo turístico da Marina
À minha esquerda a continuação da Avenida, e o casario junto à estrada.
Outro aspecto da Marina
O pequeno jardim junto à marina.
E hoje fico por aqui...
Sem comentários:
Enviar um comentário
ESTE ESPAÇO É MUITO ESPECIAL. POR FAVOR TORNE-O MAIS ESPECIAL DEIXANDO A SUA OPINIÃO. BOA OU MÁ NÃO IMPORTA. SÓ COM ELA EU POSSO MELHORAR.
ESTE BLOGUE NÃO OFERECE NEM ACEITA SELOS. AGRADEÇO O VOSSO CARINHO E A VOSSA COMPREENSÃO.
MUITO OBRIGADA E VOLTEM SEMPRE.