Está desvendado o mistério do post anterior. Trata-se realmente do Castro que se julga ser o mais antigo da Europa. Aqui ficam mais duas fotos de outros pontos do mesmo local e logo abaixo um texto elucidativo que retirei da Wikipédia
O Castro da Cárcoda ou Castro da Carcola, ocupando uma área de cerca de 10 hectares, encontra-se situado junto à localidade de Carvalhais, no concelho de São Pedro do Sul, nas encostas da serra da Arada, a 610 metros de altitude e é composto por várias dezenas de casas e por pinturas rupestres espalhadas por quinze rochedos.
O Castro da Cárcoda apresenta, como defesas naturais, a ribeira de Contença e a ribeira de Varosa, e como defesa edificada, uma muralha e um fosso que era inundado em caso de perigo.
As casas deste castro têm planta circular, oval ou rectangular, apresentando algumas um átrio rodeado por um muro. As paredes eram constituídas por pequenas pedras assentes em barro e o seu teto era formado por materiais vegetais, tendo sido mais tarde utilizada a telha romana. Neste castro eram utilizadas lareiras, pias e silos.
Na zona do castro foram encontrados objectos líticos, materiais em bronze e ferro, moedas romanas, fragmentos de vidro e cerâmica vária.
Este castro terá a sua origem no Bronze Final e terá sido ocupado até finais do século III.
O castro foi estudado pelos Doutores Amorim Girão e Bairrão Oleiro de Coimbra e pelo Professor Correia Tavares de Viseu (cinco campanhas arqueológicas)
(texto da wikipédia)
Efectivamente não conheço. Nem se quer sabia da sua existência. Conheço o que se situa perto das Taipas e o do Monte Santa Tecla na Galiza.
ResponderEliminarTambém vi e deixei de ver um por do sol no Seixal, visto da sua varanda, creio.
Está lá um comentário do Zé do Cão, que não coloquei. E deixa-me preocupado...vou indagar bem...
o meu abraço
Desconhecia completamente!!
ResponderEliminarSe fosse espanhol estaria mais que divulgado...
Um abraço
Gosto imenso destes locais.
ResponderEliminarBoas fotos!
Minha amiga
ResponderEliminarO moço (homem, claro), é assim que vemos os filhos. Fez uma busca exaustiva, conseguindo localizar a foto e o comentário. É de 24 de Julho. Era Domingo e ele estava na Galiza. Até isso conseguimos saber. Sem recordar o texto, chegamos à conclusão que presumivelmente fui eu mesmo que fiz o comentário. Não recordo, mas...
Peço desculpa pelo alarme que causei.
Abraço
Bom saber essas histórias Elvira
ResponderEliminarUm local pra ser preservado.
Pinturas rupestres nos rochedos e casas de pedra.maravilhoso Elvira
Obrigada pela partilha
abraços
Muito interessante, Elvira. Conheço alguns castros mas este desconhecia-o. Foram os primeiros povoados humanos sedentários logo que o Homem começou a cultivar e após as primeiras domesticações ( cão, gato, ovelha, cabra...), aldeamentos construídos no cimo dos montes com as casas de pedra sobre pedra e telhado de colmo, rodeados por muros de pedra.
ResponderEliminarGostei muito, como é obvio, desta tua divulgação.
Beijinhos
Bem-hajas!
Também gosto muito do nosso Portugal desconhecido.
ResponderEliminarUm beijo da Nita.
De bom dia.
Coisas sem grande aparato,
ResponderEliminarmas dum valor imenso!
Desejo-lhe um bom fim de semana!
Bjsss