21/06/2019

MUSEU DE ARQUEOLOGIA DE SILVES - PRIMEIRA PARTE


Esta foto não é minha. Tirei-a Daqui  Cliquem no link e encontrarão informações sobre o Acerbo do Museu, bem como horários e preços para uma possível visita.




Não vou aqui descrever tudo o que nos foi dito sobre a influência islâmica da cidade, mas deixo o Link onde podem  ver um vídeo que vos explica tudo











Silves, durante o domínio romano, chamava-se Cilpes, nome que surge em algumas moedas romanas cunhadas nesse local no Século I a.C.


 Xelb, Xilb, ou al-Shilb foi o nome da cidade na era muçulmana. Nessa época Silves era a mais importante cidade islâmica e a capital do Algarve.

Este poço-cisterna almóada, descoberto em escavações efetuadas nos anos 80 do século passado, é a peça central à volta da qual foi construído o atual museu.Classificado como Monumento Nacional em 1990 é uma importante obra de engenharia/arquitetura, dos finais do século XII, inícios do século XIII
 Escavado a cerca de 18 metros de profundidade, atingindo níveis freáticos, o seu espaço central desenrola-se numa galeria em espiral, formada por escadaria, coberta por abobadas de tramos segmentados e de forma circular. As mulheres iam buscar a água por uma escada de 59 degraus. 




11 comentários:

  1. Muito interessante museu! Valeu! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  2. Como não devo ir a Silves nos tempos mais próximos, foi muito importante saber toda a história deste museu quer através das imagens, quer dos links que deixou.

    Abraço Elvira

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito deste museu...
    Está muito bem.
    Abraço
    ~~~

    ResponderEliminar
  4. Elvira, gostei de conhecer. Não imaginava que existisse e vou gostar de visitar. Beijo

    ResponderEliminar

  5. Segui o link que indicou e acho que consegui entender e interpretar melhor as suas fotografias.
    À semelhança do que aconteceu também aqui em Braga com o Museu Dom Diogo de Sousa (onde fizemos o Encontro de Bloguers de Abril/2017), o museu foi erigido sobre a zona envolvente desse precioso achado arqueológico para o poder assim preservar. Trabalho notável!

    Obrigada por mais esta interessante publicação!
    Beijinhos sem cair ao poço
    (^^)

    ResponderEliminar
  6. Gostei especialmente do poço e da sua história!

    Obrigada, Elvira, por estas reportagens.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  7. El verano pasado estuve en Silves y me perdí esto, gracias por tus fotos

    ResponderEliminar
  8. Mais uma publicação super interessante, sobre este Museu que ainda não conhecia... acrescida pelo facto do mesmo ter sido construído em torno do poço, que nos mostra!...
    Grata, por mais uma excelente reportagem fotográfica, que tanto nos dá a conhecer, Elvira!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar

ESTE ESPAÇO É MUITO ESPECIAL. POR FAVOR TORNE-O MAIS ESPECIAL DEIXANDO A SUA OPINIÃO. BOA OU MÁ NÃO IMPORTA. SÓ COM ELA EU POSSO MELHORAR.

ESTE BLOGUE NÃO OFERECE NEM ACEITA SELOS. AGRADEÇO O VOSSO CARINHO E A VOSSA COMPREENSÃO.

MUITO OBRIGADA E VOLTEM SEMPRE.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...