21/06/2018

VILA VIÇOSA - CURIOSIDADE

Antes de sair do Paço Ducal, e mostrar um pouco mais do que vi em Vila Viçosa, vou falar-vos de alguns factos que talvez não sejam novidade para vós mas que eu desconhecia e nos foi dito pelo guia na visita ao palácio.
Vou falar da Infanta Dona, Catarina de Bragança, filha do rei  D. João IV de Portugal, o fidalgo da casa de Bragança, que Restaurou a Independência de Portugal, acabando com o domínio dos espanhóis, que como sabem nos governaram durante 60 anos, e que por esse facto, viria ser aclamado Rei de Portugal e do Algarve, e que viria a iniciar a quarta dinastia que terminaria em 1910, com a Implementação da República. Mas não é dele que vou falar e sim da sua filha Dona Catarina de Bragança, que se casou com o Rei D. Carlos II de Inglaterra.
O que nos disseram é que Dona Catarina, tinha recebido uma educação esmerada, era uma mulher muito culta e foi a esta rainha (que na verdade nunca foi coroada como tal, por ser católica, e também por não dar descendência ao rei) que mudou a vida dos ingleses.
Foi ela que introduziu em Inglaterra, o uso dos talheres. Até à sua chegada, os ingleses, incluindo nobres e o próprio rei, comiam com a mão, usando o polegar, indicador e dedo médio para introduzir a comida na boca. É claro que eles já conheciam o garfo, mas estes era apenas usado na cozinha para trinchar a carne. Dona Catarina estava habituada a usá-lo e ao fazê-lo em breve era imitada por todos. Primeiro pela corte, depois pelo próprio povo. Também nos disseram que o célebre  "five o clock tea" o chá das cinco que eu sempre pensei que era de origem inglesa, foi um costume introduzido na corte por esta rainha.Segundo o guia, a rainha teria sido informada que o rei se encontrava com as suas aventuras por volta dessa hora, pelo que Dona Catarina passou a organizar um chá a essa hora em que teriam de comparecer todas as damas.Também o uso do chá, já era conhecido em Inglaterra que o compravam aos holandeses, como uma panaceia para todas as doenças. Dona Catarina deu-lhe o uso social.  A partir dessa época passou a ser visto como um ato de cultura, e educação. Daí nasceu a tal expressão para designar as pessoas rudes, ou mal criadas como tendo falta de chá. Mais diz-se que o próprio nome que os ingleses dão ao chá, foi de Portugal. Parece que a rainha só bebia chá que lhe era enviado de Portugal. O chá que o país trazia do oriente e lhe era enviado em caixas nas quais eram inscritas as palavras Transporte Ervas Aromáticas. O sentido prático dos ingleses utilizou apenas as iniciais TEA.
Dona Catarina terá introduzido também as compotas, o tabaco, as caixinhas de rapé, os pratos de porcelana, os ingleses usavam-nos de ouro ou prata, que não eram nada higiénicos.


Amanhã volto às imagens

11 comentários:

  1. Olá Dª. Elvira, o que Dona Catarina ensinou aos Ingleses, apesar de tudo, se calhar esqueceu-se... não foram os Ingleses que se esqueceram onde fica Portugal e a pesar de ser-mos os mais antigos Aliados não conseguem dizer uma palavra em Português, NÓS SOMOS os MAIS POLIGLOTAS do MUNDO ! Falamos Todas as Linguas.
    Um Abraço. Alberto

    ResponderEliminar
  2. Rlvira, a historia tem muitos factos !
    segundo li foi o maior dote do mundo !
    a princesa, uma caixa de moedas de oiro, as cidades de Tanger e de Bombaim e o livre comércio em volta do continente africano, tudo isto entregue a Inglaterra para apoiar o novo rei de Portugal e a independencia durante a guerra da restauração !
    abraço
    Angela

    ResponderEliminar
  3. Um belíssimo post, com alguns factos históricos, que adorei recordar! Fico ansiando pela sequência do mesmo... com as demais fotos de Vila Viçosa!
    Magnifico trabalho, Elvira!
    Beijinhos! Continuação de uma boa semana!
    Ana

    ResponderEliminar
  4. Eu adoro História e fiquei encantada com o que aqui li e aprendi.
    Obrigada pela partilha.

    Abraço Elvira

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito dessa postagem, de saber os hábitos dos talheres etc. Quanto ao chá das cinco... pensava como você, pensei que surgira com os ingleses. O 'chic' na idade média era comerem com o máximo de 3 dedos! Eles também tinham lá seus brios!! rsrsss
    Beijo, Elvira!

    ResponderEliminar
  6. Adoro historia,também já visitei o palácio ducal. Obrigado pela partilha*

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde Elvira,
    Uma magnífica partilha de factos que eu desconhecia e adorei saber.
    Obrigada.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
  8. Sabia que o hábito de beber chá em terras de sua majestade tinha sido levado para Inglaterra por Dona Catarina de Bragança, mas não sabia nada acerca do hábito de comer com talheres ter sido também de sua responsabilidade.
    Mulher inteligente esta nossa antepassada! De facto "falta de chá" era uma coisa que ela não tinha mesmo!!

    Beijinhos quase à hora do lanche
    (^^)

    ResponderEliminar

ESTE ESPAÇO É MUITO ESPECIAL. POR FAVOR TORNE-O MAIS ESPECIAL DEIXANDO A SUA OPINIÃO. BOA OU MÁ NÃO IMPORTA. SÓ COM ELA EU POSSO MELHORAR.

ESTE BLOGUE NÃO OFERECE NEM ACEITA SELOS. AGRADEÇO O VOSSO CARINHO E A VOSSA COMPREENSÃO.

MUITO OBRIGADA E VOLTEM SEMPRE.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...